Colóquio Arte & Dor

Crónicas da dor e Da Alegria e do Sofrimento no COLÓQUIO ARTE & DOR

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas foi convidada a participar no Colóquio Arte & Dor promovido pela Faculdade de Ciências Médicas e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2015, na Reitora daquela universidade.

Coloquio Arte e Dor

Tendo como objetivo uma reflexão conjunta sobre a dor enquanto experiência que acompanha o ser humano desde sempre, constituindo um tema transversal a diferentes áreas da Cultura e da Ciência, o encontro reuniu académicos e investigadores ligados à História da Arte, à Medicina e à Literatura, passando pela Dança, as Artes Plásticas, a Cultura Visual e a História das Mentalidades.

Coube à Liga a apresentação de uma Exposição Conjunta de Fotografia sobre a Dor para a abertura do Colóquio, através de fotos selecionadas das exposições “Crónicas da Dor” (Núcleo da Dor, 2014) e “Da Alegria e do Sofrimento” (fotos amavelmente cedidas pelo Dr. Guilherme Figueiredo, ilustre reumatologista e fotógrafo, expostas pela primeira vez durante o IX Fórum “As Doenças Reumáticas na Cultura e na Arte”, em 2006).

Com um programa riquíssimo centrado na Dor e nas suas múltiplas vertentes, destacamos algumas das Conferências apresentadas na área da Reumatologia: “A dor boa e a dor má” (Jaime Branco/João Gomes), “História da Dor” (Pedro Soares Branco), “Epidemiologia da Dor” (Helena Canhão), “Fisiopatologia da Dor” (Armando Almeida) e ainda “A Dor Sentida” (Margarida Fonseca Santos) – autora tão nossa conhecida que confrontou a sua vivência pessoal enquanto doente reumática com a dor presente no sofrimento humano, essência de toda a Arte.

O Núcleo da Dor gostaria de agradecer o convite ao Prof. Jaime Branco (Nova Medica School – FCM/UNL), ao Dr. Guilherme Figueiredo pela amável cedência das suas fotos, às Prof.ª Margarida Acciaiuoli e Prof.ª Maria João Castro (Departamento de História de Arte da FCSH/UNL) e alunos envolvidos, o apoio na preparação e organização da Exposição.

Catarina Marques
(Coordenadora do Núcleo da Dor)

(Ver "Albúm de Fotografia")