icon-facebook  icon-youtubeicon-instagramicon X site

Espondilartrose

A Espondilartrose ou Espondilose

O que é?

A espondilartrose caracteriza-se por haver uma degenerescência do disco intervertebral que se empobrece em proteínas muito importantes para que esta estrutura mantenha as suas propriedades de compressibilidade e de elasticidade. Estas substâncias proteicas designam-se por proteoglicanos e fibras de colagénio. Em consequência disto, o disco reduz-se em altura, o espaço entre duas vértebras adjacentes torna-se mais pequeno, e o osso dos pratos vertebrais esclerosa-se, isto é, aumenta de espessura, e dá origem a vegetações ósseas nas margens das vértebras, os osteófitos, conhecidos vulgarmente por bicos de papagaio.

A espondilose inicia-se em regra depois dos 40 anos de idade, e afecta igualmente os dois sexos.
Certos grupos profissionais como os agricultores, os estivadores, os pescadores e as empregadas domésticas, sujeitos a trabalhos mais violentos e, implicitamente, a maior desgaste articular, são mais propensos a esta doença, que, todavia, pode afectar toda a gente.

Sintomas

Ao nível da coluna lombar, as dores assemelham-se a "moinhas" na grande maioria dos casos. Podem, porém, surgir episódios agudos muito dolorosos, lancinantes, em guinada, e de curta duração, denominados lumbagos.

Outras vezes, as dores lombares com as mesmas características do lumbago, irradiam ao longo da face posterior ou postero-externa do membro inferior, no trajecto do nervo ciático, denominando-se ciáticas. A ciática acompanha-se frequentemente de formigueiros e adormecimento dos membros inferiores e exacerba-se com os esforços de tossir, espirrar, rir e evacuar (manobras de Valsava).

Tratamento

O lumbago e a ciática são duas situações cujo principal tratamento é o repouso em cama dura, com as pernas flectidas sobre as coxas. O doente deita-se de costas (barriga para o ar), com almofada por detrás do pescoço e os joelhos flectidos, podendo, quando o sofrimento o permitir, levantar-se para a realização de necessidades higiénicas. O leito duro deve ser mesmo duro, para que a coluna vertebral rectifique as suas curvaturas naturais. As chamadas camas ortopédicas são muito caras. Qualquer colchão de espuma de nylon pouco espesso colocado sobre uma tábua constitui uma cama muito eficaz. As camas moles não são naturais e só uma escassa proporção da humanidade as tem usado nas últimas gerações.

No lumbago e na ciática, o repouso de algumas horas a alguns dias é, quase sempre, suficiente. Para além do repouso e terapêutica fundamental sem a qual não se obtêm quaisquer resultados, pode ser necessário prescrever analgésicos, anti-inflamatórios não esteróides e relaxantes musculares. Alguns indivíduos com ciática pioram nos primeiros dias do período de repouso, o que não significa ineficácia do tratamento, pelo que devem prosseguir com o mesmo plano terapêutico.